Neste vídeo do YouTube, de autoria do experimentador Termadnator, pode ser visto o funcionamento do tríodo Siemens DM70: https://www.youtube.com/watch?v=xGK5H2TdaV0. Em circuito indicador de sintonia, com o anodo em 85V e com tensão de grade de -10V, a área do ponto de exclamação mantém-se “apagada”. Com a tensão de polarização de grade aproximando-se dos 2V positivos, em repouso, o ponto de exclamação ilumina-se em todo o comprimento.
.
.
Válvula Philips subminiatura, tipo DM71, vista pela parte traseira do “ponto de exclamação”.
.
.
A luminescência/sombreamento do” ponto de exclamação” ou “buraco de fechadura” é controlada pela variação da tensão de polarização de grade. O tríodo é frágil e bastante sensível: cuidados precisam ser tomados no manuseio e para que não ocorra a introdução de ronco na grade. Nos manuais de válvulas Philips Miniwatt encontram-se circuitos para minimizar a captação de ronco pela válvula. Não custa lembrar que as medições de tensões nas grades sensíveis das válvulas precisam ser feitas com voltímetros de elevada impedância de entrada, para não carregar o circuito e falsear a leitura.
Nas DM70 e DM71, o anodo é recoberto com material fluorescente, visível através da abertura da grade. O comprimento “L” na “coluna” fluorescente observada através da grade depende da variação negativa/positiva do potencial da grade, dentro de ± uns 10V.
Consulte o manual de válvulas para saber qual dos pinos do filamento deve ser ligado à massa: para circuitos operando com baterias um dos pinos 4 ou 5 deve ser ligado à massa do circuito demodulador do receptor, para uma operação satisfatória. Em aparelhos operando em CA, o pino 5 é que deve ser ligado para o lado de massa do circuito de demodulação para uma operação satisfatória do “olho-mágico”. A grade sensível da DM70 e DM71 é no pino 1.