Dicas e Diagramas – Parte XXIII


 As instruções de montagem eram tipo passo-a-passo, como os produtos da linha norte-americana Heathkit, famosa por seus conjuntos Do-It-Yourself, “faça-você-mesmo”. A linha da Heathkit abrangeu centenas de produtos:  instrumentos de medições, amplificadores de alta fidelidade, receptores de comunicações, transmissores de radioamadores e muitos outros equipamentos em forma de kits.

A apresentação do conjunto Douglas 9020 foi feita em anúncio ocupando as páginas centrais, em papel couchê, da edição de outubro de 1960 da Revista Monitor de Rádio e Televisão.

O conjunto da Douglas era a resposta aos sonhos dos montadores iniciantes. Mesmo quem não tinha familiaridade com diagramas esquemáticos ou com a novidade dos transistores podia montá-lo, baseando-se nas ilustrações, bem detalhadas, mostrando as ligações a serem feitas entre os componentes.

Caso o receptor não funcionasse após a conclusão da montagem, o fabricante Douglas se comprometia a receber o aparelho de volta, para repará-lo, “acompanhado de cheque visado de Cr$ 400,00”.

Muitas unidades do receptor Douglas modelo 9020 montamos em nossa oficina. O desempenho do circuito era muito bom. O monobloco (conjunto de bobinas) tipo B02024 do aparelho vinha pré-calibrado de fábrica, praticamente não necessitando de reajustes após a conclusão da montagem.