Rádios antigos com transformadores cujo primário foi enrolado para 100, ou 115V, são outros fortes candidatos a panes catastróficas. Na década de 1930, alguns rádios americanos tinham transformadores, com um único enrolamento no primário, para 100 volts. Ligados na rede atual de 127 volts, que pode chegar a 133 volts, dependendo da concessionária de energia elétrica, esses receptores antigos sofrerão uma sobretensão que pode chegar a 33%, o que aquecerá o transformador e o queimará se o fusível for deficiente.
Fonte de alimentação do rádio Atwater Kent modelo 70, de 1926. O aparelho foi projetado para funcionamento em rede de 100V. É um receptor que não pode ser ligado, sem modificações, nas redes elétricas atuais de 127V.
Muito cuidado ao substituir transformadores de força queimados, de rádios antigos. Não adianta, às vezes, mandar enrolar um novo transformador “exatamente com as especificações do componente original”.
Se o transformador foi fabricado originalmente para operação em redes de 100VCA, por exemplo, como no Atwater Kent cujo esquema mostramos anteriormente, provavelmente queimará.