Figura 4. Reguladoras da Philips/Ibrape (D) e da Osram (E). A configuração, ferro-hidrogênio proporcionava uma “estabilização automática” da corrente frente às flutuações da tensão nos receptores.
Na Figura 4, vê-se a reguladora de corrente tipo U30 da Philips, usada para estabilizar séries de filamentos de 100 mA, como os Rimlock da série “U”. Faixa de regulagem da U30: de 70 a 122,5V. A dissipação térmica máxima é de 13,5W. A aparência é semelhante a uma lâmpada, mas não é somente uma ampola de vidro com um filamento resistivo. O resistor de ferro da válvula reguladora de corrente U30 está conectado aos pinos 3 e 7 da base tipo octal. Quando frio e com a válvula em bom estado, o filamento de ferro apresenta uma resistência ôhmica de ±180Ω.
À esquerda, na mesma foto, aparece uma válvula reguladora de ferro-hidrogênio da Osram, para a faixa de tensões de 50V a 150V, 100mA. Dezenas de tipos de válvulas com resistores reguladores de corrente foram fabricados, de muitas marcas e procedências: nem sempre é tarefa fácil encontrar as especificações elétricas de todos e identificar substitutos diretos, mas com paciência e com os mecanismos de busca da internet é possível verificar as características elétricas de cada tipo e encontrar o mais aproximado.