Conectar rádios antigos fabricados para 110 ou 115 V diretamente aos atuais 127 VCA da rede elétrica pode provocar danos por sobretensão, se em operação prolongada, em muitos radiorreceptores antigos. Não se esqueça de usar também uma lâmpada em série ao tentar colocar em funcionamento rádios valvulados antigos: funcionará como proteção contra curtos-circuitos eventualmente existentes no aparelho.
Tenha em mente também que, mesmo usando transformador isolador ─ que pode evitar choques letais ao se encostar no chassi ou em outras partes metálicas de receptores antigos ─ há tensões elevadas de +B em partes do circuito. Estas são igualmente perigosas. Reparações de aparelhos valvulados devem ser executadas com o equipamento desconectado da tomada e por quem esteja familiarizado com circuitos que operam com potenciais de tensão perigosos ─ e sempre adotando os indispensáveis recursos e dispositivos de proteção contra choques elétricos.
Figura 1 – No diagrama esquemático vê-se a fonte de um típico receptor valvulado sem transformador, com o chassi ligado diretamente à rede elétrica.
Pode-se observar, no esquema da Figura 1 que apenas “inverter o plugue do receptor na tomada” não oferecerá garantia contra choques. O chassi sempre poderá estar energizado. Uma criança, por exemplo, ao encostar em alguma parte metálica do rádio (pode ser até o parafuso do knob) terá um choque que pode ser fatal ─ ora quando o interruptor estiver desligado, ora quando estiver ligado: basta o plugue do cabo de alimentação do aparelho estar inserido na tomada da parede.