Tensão de alimentação abaixo de 4,75V fará com a porta não funcione corretamente, enquanto acima de 5,25V levará o CI à destruição.
Este é um ponto importante para o qual não só o projetista deve estar atento, mas principalmente o reparador.
Vale ressaltar que é fundamental que o multímetro que está sendo utilizado para as medições seja confiável, em face da pequena tolerância admitida no valor da tensão de alimentação dos CI’s.
Entretanto, não é só com a alimentação que devemos nos preocupar. Outra questão importante trata das tensões que o padrão TTL aceita como níveis lógicos 1 e 0.
Você já aprendeu que os chamados bits representados pelos binários 1 e 0 só existem do ponto de vista teórico da álgebra de Boole, mas, na prática, o circuito trabalha mesmo é com tensões.
Para o projetista que está desenvolvendo a lógica do seu circuito é muito mais fácil trabalhar com bits. Cabe, porém, a quem vai transformar o projeto em realidade saber quais os níveis de tensão que seus CI´s irão interpretar como os tais bits.
Por outro lado, o reparador precisa saber quais são os valores destas tensões, para que possa constatar se o circuito está funcionando corretamente ou não.
A nomenclatura padronizada para essas tensões, que encontramos nos livros e datasheets, é mostrada na tabela abaixo.