E onde entra a Álgebra de Boole nisto?
Boole teve a feliz ideia de associar os princípios da lógica aos mesmos princípios utilizados nas operações algébricas (ou aritméticas) básicas, como a adição e a multiplicação.
Ele percebeu que a operação lógica AND corresponde à operação algébrica multiplicação, se utilizarmos o sistema binário, pois 1 x 1= 1, enquanto 1 x 0= 0 x1= 0 x 0= 0.
Usando a “linguagem” da Álgebra de Boole e analisando a tabela verdade podemos escrever a seguinte conclusão importante:
A saída de uma porta AND será alta (1) quando TODAS as entradas forem altas.
Mas onde se usa isto na prática, deve ser o que você gostaria de perguntar.
A aplicação da porta AND só depende da necessidade e da criatividade do projetista.
Por exemplo, para uma impressora começar a imprimir ela precisa reconhecer que tem papel na bandeja e que tem cartuchos instalados. Certo?
Então, esses locais precisam ser monitorados por sensores e ambos terão que enviar um nível lógico a uma porta AND dentro do micro controlador da impressora, que tomará as providencias para ela começar a imprimir.
Citei uma impressora como exemplo, mas poderia ser qualquer outro equipamento.
Nem sempre a porta lógica está embutida no micro controlador. Ela pode ser feita externamente e sua saída ser levada ao micro controlador ou outro circuito qualquer que, em função do nível lógico recebido, tomará a decisão.
Antes de prosseguir estudando as portas lógicas, eu gostaria de fazer um comentário.