Numa tabela trabalharemos com os conceitos de falso e verdadeiro da lógica aristotélica e na outra com os bits 1 (verdade) e 0 (falso).
As chaves A e B serão as entradas e a lâmpada será a saída (esta é a função de uma porta, permitir entrar e sair).
Estas tabelas costumam ser chamadas “tabela verdade” e a que acabamos de mostrar corresponde à Porta Lógica AND (“E” em português).
Repare que para a proposição composta ser verdadeira é preciso que as duas proposições simples sejam simultaneamente verdadeiras.
Em outras palavras, se João for brasileiro, mas não gostar de futebol (como eu!), a segunda proposição fica sendo falsa, o que corresponde a chave B aberta e, portanto, a lâmpada não acenderá.
Proponho que você construa uma Porta AND de duas entradas, utilizando dois diodos (quaisquer), um resistor de 1kΩ, um led e uma bateria de 9V.
Observe que ligando à terra o cátodo de qualquer um dos dois diodos que representam as chaves A e B o led apagará, mas deixando os cátodos sem ligação alguma, o que corresponde a um nível alto, o led permanecerá aceso, cumprindo-se assim as condições da tabela verdade de uma porta AND.
Esta é a maneira mais simples de se construir “eletronicamente” uma porta AND de duas entradas (poderia ser com n entradas) e que é bastante utilizada na prática, desmistificando a ideia que muitas pessoas têm de que Eletrônica Digital só é feita com circuitos integrados.