Descomplicando a Eletrônica Digital – Parte III

A maioria dos livros de Eletrônica Digital, senão todos, gasta um tempo imenso com este assunto, que eu considero enfadonho e de pouco interesse para quem quer estudar eletrônica propriamente dita.

Eu não vou seguir a mesma receita; vou ser “revolucionário” (como pediu o Papa Francisco) e quebrar a tradição, me preocupando mais com os circuitos e do que com a matemática.

Entretanto, advirto-lhe: se você pretende se preparar para concursos na área de eletrônica terá que estudar mais a fundo a aritmética binária porque questões sobre ela são “figurinhas carimbadas” em todos eles.

Feitas estas observações, retornemos às “nossas” portas lógicas.

Até aqui, estudamos quatro tipos de portas, a saber: NOT, AND, OR e XOR, mas ainda faltam mais três para completar o “time” das portas lógicas que nos permitirão construir TUDO que quisermos em Eletrônica Digital.

Estas três “novas” portas que estudaremos serão: NAND, NOR e XNOR onde N que apareceu em cada uma delas significa NOT e nada mais é do que a negação das AND, OR e XOR.

As simbologias serão as mesmas apresentadas até aqui, acrescentando de uma bolinha na saída, para indicar a negação, da mesma forma que foi feita com a porta NOT.

A seguir, nós veremos as simbologias e tabelas verdade destas três portas, mas, porém, com um adendo a mais: as portas NAND, e NOR serão apresentadas com três entradas em vez de duas, como fizemos anteriormente.

Fiz isto para que você não fique pensando que não podem existir portas com mais de duas entradas. Entretanto, há uma exceção: as portas XOR e XNOR só podem ser construídas com duas entradas.

Façamos algumas reflexões sobre as tabelas verdade destas duas portas, comparando-as com as tabelas das portas AND e OR de duas entradas, apresentadas anteriormente.

Relembremos que, para uma porta AND, independente do número de portas que ela tenha, vale:

A saída de uma porta AND será alta (1) quando TODAS as entradas forem altas.

Deixe um comentário