(D)Efeito Doppler em Alto-Falantes

Existem outras limitantes ligadas à fonte de tensão do sinal, é prudente não escolher um Fmod excessivamente menor que a Fs.

O deslocamento do cone no domínio da frequência está representado na Fig 4.3. O limite inferior é Fmod e o superior é Faud / 2. Em um gráfico Log X Log, a curva tem estética linear. A perda de linearidade próximo a Fmod é causada por um filtro passa-altas, que simula uma situação real de uso. Apesar de garantir a integridade do cone, diminuindo o deslocamento na região de baixas frequências, eleva-se em frequências mais altas.

Fig 4.3. Deslocamento do Cone.

A escolha do Faud deve ser a maior possível e é diretamente proporcional ao nível FM. O limite para o Faud está na curva de SPL da Fig 4.2. O ideal é observar-se o limiar de queda de resposta.

4.2 Posicionamento do Microfone.

O posicionamento do microfone deve ser otimizado, para elevar-se a rejeição de Fmod e o nível de overload.

Alto-falantes ao ar livre emitem um nível de SPL médio muito próximo pela frente e por trás. A diferença é decorrente da diretividade nas altas frequências e, com isso, o nível resultante médio cai. A diferença principal a se considerar neste caso (entre frontal e traseiro) é a inversão de polaridade. Em um ponto exato na lateral do alto-falante, região de transição da traseira para frente ou vice-versa, a pressão acústica é teoricamente nula, os níveis frontais cancelam os traseiros (Fig 4.4).

Um comentário sobre “(D)Efeito Doppler em Alto-Falantes”

  1. João de Paiva Andrade18 de maio de 2021 às 2:40 PMResponder

    Gostei do conteúdo, mas sugiro revisar a indexação/numeração das figuras, pois está confusa, já que as figuras provêm de outro programa, no qual foram geradas, editadas ou rotuladas.

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