(D)Efeito Doppler em Alto-Falantes

Medir a FM do Faud no domínio do tempo não é fácil, exatamente devido à composição do Fmod com Faud.

Modulações do Faud em baixa amplitude não geram níveis altos de FM. Ao se elevar a intensidade do Fmod, o microfone de medição atinge o nível máximo de SPL admissível, pela pequena distância ao cone do alto-falante.

Os pontos anteriores mostram a necessidade de se efetuarem as medições através de laser, mas esse não é o objetivo deste trabalho, portanto seguimos com alguns princípios básicos:

Fig 4.2. Alto-Falante – Contínuo: SPL, Traço: Eficiência.

Analisando as curvas de pressão acústica e eficiência de um alto-falante (Fig 4.2), o pico na eficiência se dá em Fs. Abaixo, existe uma queda brusca em ambas. O mesmo não acontece com o deslocamento do cone, que aumenta.

4.1 Escolha do Fmod e Faud.

Fmod ideais deslocam o cone sem pressão acústica. A escolha sensata então está em sinais abaixo do Fs, porém quanto mais baixa a frequência do Fmod, menor será a velocidade do cone, para uma mesma amplitude de movimento. A curva de deslocamento do cone é crescente com a diminuição da frequência, o resultado é uma curva de velocidade mais homogênea.

Um comentário sobre “(D)Efeito Doppler em Alto-Falantes”

  1. João de Paiva Andrade18 de maio de 2021 às 2:40 PMResponder

    Gostei do conteúdo, mas sugiro revisar a indexação/numeração das figuras, pois está confusa, já que as figuras provêm de outro programa, no qual foram geradas, editadas ou rotuladas.

Deixe um comentário