(D)Efeito Doppler em Alto-Falantes

2. O que é o efeito Doppler?

É impossível não falar em efeito Doppler, sem mencionar o barulho dos carros quando passam velozmente por nós. Quando estão vindo em nossa direção, o ruído do motor apresenta um tom mais elevado, diminuindo instantaneamente após a passagem. A figura 2.1explica o fenômeno:

Fig. 2.1. Efeito Doppler no Automóvel em Movimento.

Quanto maior a velocidade do carro em nossa direção, maior será o tom do ruído do motor e, consequentemente, menor após a passagem.

O fenômeno é resultante da modulação da fase do sinal pela diferença de velocidade entre a fonte e o observador, resultando em Distorção FM, Modulação da Fase.

3. O efeito no alto-falante.

Nos alto-falantes o princípio é o mesmo ao do carro (Fig 2.1), com alguns detalhes e agravantes.

Devido ao movimento do cone ser oscilante no domínio do tempo e da frequência, o resultado da distorção é mais complexo, sendo a soma de duas componentes principais: Modulação da frequência por efeito Doppler (FMd) e Modulação da frequência por modulação da fase (FMf). A modulação da frequência total (FM) é o resultado da soma entre FMd e FMf.

A composição final FM é tida da seguinte forma:

FMf: Se dá pela curva de deslocamento do cone. Ao se aproximar e distanciar do ouvinte, os comprimentos de onda das frequências emitidas sofrem alteração proporcional à variação de distância. Quando o cone está nos extremos do posicionamento, o módulo da FMf será máximo.

Um comentário sobre “(D)Efeito Doppler em Alto-Falantes”

  1. João de Paiva Andrade18 de maio de 2021 às 2:40 PMResponder

    Gostei do conteúdo, mas sugiro revisar a indexação/numeração das figuras, pois está confusa, já que as figuras provêm de outro programa, no qual foram geradas, editadas ou rotuladas.

Deixe um comentário