(D)Efeito Doppler em Alto-Falantes

Basicamente, são dois os parâmetros responsáveis pela eficiência do alto-falante, Bl e Sd. A AM tem relação com o Bl. Quando a bobina se movimenta no gap, em grandes amplitudes, a parte superior e inferior do enrolamento saem da região de plateau do campo. Isso gera muitas consequências, mas para este trabalho o importante são duas delas:

• Queda do fator Bl e consequente perda de eficiência.

• Assimetria no deslocamento, podendo gerar uma componente DC.

6. Resultados Práticos.

O deslocamento de todo conjunto móvel deveria ser linear, mas não é. As não linearidades são muitas e interdependentes. Por exemplo, a Fig 5.14 demonstra a deformação do plateau, linha de equilíbrio e campo dentro e fora do gap do conjunto magnético de um alto-falante. O movimento do conjunto móvel como um todo, será prejudicado por essas não linearidades magnéticas.

Repetindo o teste da Fig 5.5 dentro de uma câmara anecóica, seguindo o procedimento presente na Fig 4.5 em um falante real, Fig 6.1.

Fig 6.1. Faud do Alto-Falante Real.

Alguns problemas são verificados:

As frequências laterais (Fig 6.5) possuem a mesma distribuição das simulações. A maior amplitude das segundas frequências, superior e inferior, são causadas pelas não linearidades, AM e intermodulação.

Um comentário sobre “(D)Efeito Doppler em Alto-Falantes”

  1. João de Paiva Andrade18 de maio de 2021 às 2:40 PMResponder

    Gostei do conteúdo, mas sugiro revisar a indexação/numeração das figuras, pois está confusa, já que as figuras provêm de outro programa, no qual foram geradas, editadas ou rotuladas.

Deixe um comentário