(D)Efeito Doppler em Alto-Falantes

A FMd também é pequena e quase constante, devido ao controle da velocidade do cone pela curva decrescente de deslocamento (Fig 4.3). Aproximadamente abaixo de 50Hz, o controle do Xmax por um filtro passa altas causa a perda de linearidade à curva da FMd.

FMf acompanha o aspecto da curva de deslocamento do cone, ou seja, também é decrescente.

A elevação da Fmod deveria resultar em FM elevadas, se o deslocamento do cone fosse constante, como não é, a FM abaixo da região de cruzamento entre FMd e FMf tende a FMf, acima tende a FMd. Novamente, FM nunca é nula.

A conclusão prática das Fig 4.4eFig 4.5:

Transdutores full range sempre apresentarão níveis mais elevados de FM se comparados a sistemas multivias, logicamente outros problemas e variáveis aparecerão nos sistemas multivias e full range, mas não as estamos considerando nessa afirmação

Sistemas multivias são uma solução, mas como será o comportamento da região de crossover com a FM?

As Fig 4.6eFig 4.7simulam a curva de resposta de uma sistema de duas vias com corte em 2KHz But 18dB oitava. Foi aplicada a mesma varredura da Fig 4.4 em ambas. Na Fig 4.6o deslocamento do cone de pico é de 10mm e na Fig 4.7 o valor foi extrapolado para 200mm.

Fig 5.11 Região de Crossover, Fmod 30Hz e 10mm Deslocamento de Pico.
Fig 5.12 Região de Crossover, Fmod 30Hz e 200mm Deslocamento de Pico.

Um comentário sobre “(D)Efeito Doppler em Alto-Falantes”

  1. João de Paiva Andrade18 de maio de 2021 às 2:40 PMResponder

    Gostei do conteúdo, mas sugiro revisar a indexação/numeração das figuras, pois está confusa, já que as figuras provêm de outro programa, no qual foram geradas, editadas ou rotuladas.

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