Curso de Eletrônica Digital – Parte I

Coloquei o número dez como exemplo, mas podemos escrever qualquer número, no sistema decimal, usando apenas os seus dez dígitos, de 0 a 9.

Já vimos que na Eletrônica Digital iremos trabalhar com os números binários, que só utilizam dois dígitos para representar qualquer número.

Quais os dígitos você escolheria para esta representação?

Acho que não vale a pena querer reinventar a roda numa hora dessas. Eu escolheria zero e um e, “por coincidência”, foi a mesma coisa que os cientistas fizeram.

Então, fica combinado assim:

– se o circuito está desligado (off) representamos esta condição pelo dígito binário 0 (zero), mas;

– se o circuito está ligado (on) utilizaremos o dígito binário 1 (um) e não se discute mais isto.

E os bits e bytes, onde entram? Lembra da definição de bit dada lá atrás: “um caractere simples em um número binário”? Pois bem, este “caractere simples” será o zero e o um, como já vimos.

Hora de fazer uma pergunta:

– Quantos e quais são os números decimais que poderíamos escrever utilizando-se apenas os dois bits (0 e 1) do sistema binário?

Podemos escrever apenas quatro números decimais usando apenas os dois bits do sistema binário que serão representados por: 00, 01, 10 e 11. Você saberia dizer quais os números decimais estes números binários representam?

Espero, ansiosamente, que você tenha respondido: 0, 1, 2 e 3.

À primeira vista isto parece um pouco confuso e, mal comparando, lembra um pouco como aprender a ver as horas em um relógio “de ponteiro”. Lembra como era difícil? Mas você aprendeu, não foi?!

Coragem. Não desanime!

Então quer dizer que tanto faz escrever 10 ou 2, assim como, 11 ou 3 que é a mesma coisa? Calma que eu já vou explicar. Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa!

Deixe um comentário