Antes de entrarmos nos detalhes de funcionamento dos dongles SDR, apresentamos uma geral do sistema e, desde já, informamos: chegamos a achar que esse negócio de SDR era pura enganação, propaganda enganosa.
Uma parte disso foi devido às escassas informações claras e objetivas sobre o sistema.
Mas, depois de testar alguns programas e descobrir “na unha” como configurá-lo corretamente, ficamos felizes em receber sinais de CW de diversos satélites conhecidos, bem como ouvir os QSO dos clandestinos em 250MHz, no famoso satélite “bolinha”, um artefato espacial pertencente aos militares norte americanos.
Nós utilizamos o programa SDR# (Leia-se SDR sharp), pois foi o que deu melhores resultados em nossas experiências. Um detalhe é que esse programa funciona bem a partir do Windos 7. No Linux, não carregou sob o WINE, o que foi uma decepção para nós, visto que outros programas funcionaram sem problemas.
Este programa é grátis e você poderá encontrá-lo na versão mais atualizada neste endereço: https://airspy.com/. É o primeiro da lista, pois há vários outros relacionados ao tema. Um tutorial que tem nessa página foi a chave para conseguirmos ouvir alguma coisa e até mesmo solucionar problemas com o nosso dongle SDR. Basicamente falando, o segredo está em criar uma pasta no desktop de seu computador, descompactar e rodar o programa dentro dela.