CQ – RADIOAMADORES – FONTE COM AMP-OP LM741 PARA ATÉ 20A

Os transistores 2N3055 são vistos por baixo e montados num dissipador de alumínio. Pela configuração, não precisa colocar isoladores, pois os coletores são interligados. Apenas observe que os coletores (a parte metálica do transistor) fornecem a tensão negativa estabilizada, portanto, não deve fazer ligação com o chassi da fonte ou o terra geral. Essa linha é separada do resto do circuito.

O TIP 122 deve ser colocado num dissipador à parte ou no mesmo dissipador dos transistores de saída, mas neste caso, ele deve ser isolado com mica ou manta isolante. Esse transistor aquece um bocado quando se exige o máximo da fonte.

Vejam nas fotos que usamos apenas dois transistores, pois nossa fonte fornece no máximo 10A, que é o que o transformador aguenta. O transistor que recebe sinal do R6 se aquece mais do que os outros. Uma ventoinha de fonte de computador ligada à saída da própria fonte fornece uma pequena carga e refrigera o dissipador. Em caso de dúvida, siga sempre o esquema.

INFORMAÇÕES DO AUTOR SOBRE ESTE PROJETO

Na fonte de alimentação aqui apresentada, foram tomadas várias medidas para se livrar dos problemas mencionados (no texto original). Os transistores de passagem estão localizados no barramento negativo e ligados em configuração de emissor comum, em vez de como seguidores de emissor. Graças a isso, a queda de tensão mínima do regulador é extremamente baixa, apenas cerca de 0,1V para os transistores além de 0,5V para os resistores de equalização. A outra vantagem é que os coletores estão diretamente ligados ao polo negativo de saída da fonte de alimentação, o que na maioria das aplicações é aterrado. Isso significa que não é necessário o isolamento entre os transistores e do gabinete de alimentação aterrado! Isso facilita o resfriamento muito consideravelmente. Graças à baixa queda de regulador, um condensador de filtro de baixo custo 25V pode ser usado.

Deixe um comentário