Controle por Ciclo Integral Transistorizado

Leo Weber 1

Neste artigo será implementado um circuito de controle que utiliza trem de pulsos e possibilita o chaveamento por ciclo integral do tiristor, para estudar e conhecer o seu funcionamento básico.

1. Controle por Ciclo Integral:

O Controle por Ciclo Integral aplica na carga um número inteiro de ciclos da rede. Nesta metodologia, a carga é sempre acionada nos cruzamentos por zero da tensão da rede e seu desligamento acontece no cruzamento por zero da corrente elétrica da carga (Figura 1). Esta característica traz vantagens importantes à instalação, pois não são gerados ruídos, nem harmônicos.

Figura 1

A tensão sobre a carga neste tipo de controle do dispositivo de potência é feito com o objetivo de gerar um efeito liga-desliga (ON – OFF). A aplicação do controle por ciclo integral é muito relevante em cargas de grande inércia térmica como, por exemplo, controle de temperatura através de resistências, fornos, estufas e aquecedores. A potência na carga é controlada através da relação entre ciclos ligados e ciclos desligados,como demonstraa Figura 2. A empresa Novus apresenta um artigo didático em seu site sobre o assunto, apresentado na Referência2.

Deixe um comentário