Recentemente projetei uma fonte linear de 150W para um projeto, e ela seria usada com equipamentos de áudio. Fazendo as contas de tamanho de dissipador, gabinete disponível etc, cheguei à conclusão que deveria usar uma ventoinha. E que ela deveria ser controlada em rotação, além de ser bem silenciosa. Verificando os modelos no mercado, encontrei este (https://noctua.at/en/nf-r8-redux-1800/specification):
Com bom fluxo de ar e impressionantes 17dB(A) de ruído acústico. Não é dos mais baratos, mas para quem deseja uma ventoinha pequena e silenciosa, é uma excelente opção.
Obviamente, outros modelos, de outros fabricantes, podem ser utilizados, apenas tendo em mente que o ruído que elas produzem, normalmente, é inversamente proporcional ao seu preço…
Partimos então para o projeto do controle de velocidade. O ideal seria um que variasse a tensão de entrada da ventoinha de 0V a 12Vcc, sua tensão nominal de trabalho. Algumas ventoinhas possuem um controle de velocidade embutido, e isso simplifica o processo. No caso da NF-R8, não há essa possibilidade.
Olhando a sucata, encontrei alguns termistores e separei os NTC, ou seja, aqueles que diminuem a resistência entre seus terminais conforme seu corpo se aquece.
Encontrei um de 1kΩ, do tipo “gota”, e que baixou bem a resistência até uns 65 graus Celsius. Me pareceu adequado. Bastava agora “bolar” um circuito que varie a tensão de alimentação da ventoinha conforme a temperatura no NTC varie.
A proposta é montar algo simples, barato e efetivo, além de pequeno. Imediatamente pensamos no bom e velho LM317 (https://www.ti.com/lit/gpn/lm317), que é de barato, permite controle de cargas de até 1,5A e é fácil de se achar (cuidado com as falsificações!).