Construa Uma Yagi De Alto Ganho

Outro detalhe importante é que a malha é aterrada à gôndola da antena. Use um conector coaxial para que a coisa funcione bem, pois tem um problema com esse tipo de acoplador…

Segundo o próprio Martin e outros experimentadores, esse acoplador feito com cabo coaxial de ¼ de onda não suporta muita potência de RF, correndo-se o risco de formar um arco entre o acoplador e a gôndola.

O autor indica colocar um material isolante entre a gôndola e o acoplador, caso ele fique muito próximo ou encostado dela. É uma questão de mecânica, pois para faixas mais altas o acoplador ficará mais firme e não precisará encostar na gôndola.

Acima temos uma tabela pronta do comprimento do acoplador de 75 ohms exclusivamente para resistência/impedância de 28 ohms, como nossa Yagi-Uda de espaçamento estreito!

Lembre-se sempre de que são dois pedaços em paralelo.

Uma questão que nos preocupa é com a qualidade dos cabos coaxiais vendidos no comércio.

 Alguns cabos importados têm a malha tão rala que prevemos um “desastre” em sua montagem! Por outro lado, os cabos brancos de 75 ohms usados em antenas parabólicas de TV costumam ter o selo de aprovação da ANATEL.

Esses são os preferidos para essa montagem, a menos que você tenha um excelente RG58 da Pirelli ou outro fabricado nos USA.

Deixe um comentário