Um teste rápido do transformador mostrou, com 455VA de carga, uma regulação de 4%, o que está dentro do esperado.
Isto feito, passamos à confecção da fonte. As trilhas da placa impressa são bastante largas, mas quem quiser pode reforçá-las com fio de cobre nu de 1,5mm2, ou mais grosso, o que nunca é demais.
A fonte foi montada em uma chapa de alumínio de 5mm de espessura, que serve de dissipador para a ponte retificadora. Como ela também servirá de fonte adicional de bancada, coloquei conectores nas saídas CC.
Na foto vocês podem observar que há espaço para mais componentes e que os resistores de dreno de 3,9kΩ/5W foram substituídos por duas unidades de 6,8kΩ/3W em paralelo. Quem quiser poderá colocar os resistores sugeridos pela RCA, mas eu creio que será um gasto desnecessário de energia. A descarga, com os resistores do nosso projeto, é bem rápida.
E, para quem quiser construir o transformador da forma proposta por Martignoni, o que, eu acredito, fará o amplificador fornecer mais potência ainda em 4Ω, um bom site para o cálculo completo do transformador é o www.py2bbs.qsl.br/calc_transf.php, que permite variar os parâmetros de densidade de corrente, fluxo magnético e outros. Inclusive, há outros tópicos interessantes no sítio, voltado ao radioamadorismo, de forma geral. Como dica, no caso do Ultrarraiende, utilize a chapa de 40mm de perna central, que é o próximo valor padronizado.
Nas páginas seguintes, temos os leiautes da placa da fonte, que mede 10cmX15cm.
E ficamos por aqui. No próximo mês divulgaremos as medições do Ultrarraiende.
Show de bola, aguardando mais….