Normalmente eu monto, e testo, os circuitos antes de publicá-los, mas, neste caso, farei uma exceção, por dois motivos:
– o primeiro é que já o montei, no passado, sei como ele funciona e o que pode oferecer, apesar de tê-lo feito pelos idos de 1986…
– o segundo é o interesse de alguns confrades das listas do Facebook em ter o leiaute da placa impressa da RCA. Infelizmente, não consegui encontrá-lo em lugar algum da Internet e nem nos meus manuais da época, assim, resolvi transportar o esquema original para o CAD e criar a placa impressa deste artigo, para quem desejar se aventurar neste Natal, e nas férias de começo de ano, na montagem do amplificador.
Assim, faço, de antemão, dois alertas:
– o primeiro é que se trata de um leiaute ainda não testado, apesar de ter sido verificado, sem erros, no CAD de circuitos. Monte sabendo dos riscos envolvidos;
– o segundo é que as tensões de alimentação contínuas deste amplificador chegam perto de 190V, de malha a malha, assim, não recomendo esta montagem para pessoas inexperientes, considerado o risco de choque elétrico envolvido. Muito cuidado em sua construção é recomendado.
Isto posto, vamos ao que interessa.
Ao contrário dos demais amplificadores já publicados, este circuito proposto pela RCA não utiliza somente componentes discretos. O estágio de entrada está a cargo de um integrado, o CA3100, de alta performance. Ainda podemos encontrá-lo de estoques antigos, no Mercado Livre e em outros sítios na Internet. Mais adiante, neste artigo, iremos sugerir, entretanto, substitutos mais novos.