Construa o Amplificador Superraiende MK-MCMLXV – Parte II

O transistor de controle de VBIAS, Q5, foi colocado no dissipador dos transistores de saída, isolado eletricamente.

O indutor de saída, L1, também mostrado acima, foi enrolado em uma forma de 1,5cm, com fio esmaltado 16AWG, e treze voltas.

O trimpot multivoltas R11 ajusta a corrente de repouso. Deve ser colocado, incialmente, em sua posição de máxima resistência para esse ajuste. Ele deve ser ajustado para que se obtenha aproximadamente 26mV sobre qualquer um dos resistores R26, R29 ou R32. Deve-se aguardar uns 15 minutos para que o dissipador (que deve ser bem grande) atinja a estabilidade térmica e, logo após, reajusta-se, novamente buscando-se os 26mV sobre o resistor escolhido. Refaça-o quantas vezes for necessário até que se alcance a estabilidade, em torno de 26mV.

Escolha do dissipador de calor

No artigo do Prof. Álvaro Neiva, na edição de junho de Antenna (https://revistaantenna.com.br/o-pequeno-notavel-parte-iii/4/), temos uma aula sobre como dimensionar corretamente o dissipador de calor para estágios de saída de amplificadores

Esses ensinamentos também nos serão úteis para dimensionarmos o dissipador de nosso “Superraiende”, pois, na vida real, isso poderá ser feito com base nas considerações do artigo do professor Neiva, com o Crest Factor adequado ao regime musical normal.

Inicialmente, cortamos uma barra de alumínio de 17cm por 5cm, com 6mm de espessura, para acomodar os seis transistores de potência. Ela será, depois, acoplada a um dissipador com a capacidade adequada para os testes em regime senoidal permanente do amplificador.

2 comentários sobre “Construa o Amplificador Superraiende MK-MCMLXV – Parte II”

  1. Fabio8 de janeiro de 2023 às 8:07 PMResponder

    Poxa, obrigado por esse ótimo projeto, ainda criando coragem pra fazer a montagem e os testes sonoros, pois o custo dos componentes são relativamente elevados.
    Estão de Parabéns.

    1. Antenna8 de janeiro de 2023 às 8:14 PMResponder

      Obrigado Fábio. Observe que os trsnsistores são faceis de se encontrar e os de saída podem ser substituídos pelos 2SC5200, que são baratos. Preste atenção no outro artigo sobre como reconhecer transistores falsificados. Boa sorte na sua montagem.

Deixe um comentário