Construa o Amplificador Superraiende MK-MCMLXV – Parte II

Nossa medida, sem ponderação, até o limite em que a distorção alcança em torno de 0,5%, foi a seguinte:

Considerando-se que nossa fonte de alimentação fornece um pouco menos de tensão do que a citada no databook, mas é estabilizada, a potência alcançou 255W contínuos com distorção a 0,3%, o que indica que há mais reserva de potência disponível. O correto posicionamento da fiação de aterramento e o ajuste da corrente de repouso para seu valor ótimo permitem que a distorção seja melhor do que a medida pela RCA, em torno de 0,01% contra aproximadamente 0,025%, no melhor caso.

E também, se considerarmos a curva de distorção harmônica + ruído, chegaremos a uma forma mais parecida com a da RCA, entretanto, com valores mais baixos, com o ruído sendo significativo em potências inferiores a 50W. A distorção a 255W, neste caso, ficou próxima à referência (0,5%)

2 comentários sobre “Construa o Amplificador Superraiende MK-MCMLXV – Parte II”

  1. Fabio8 de janeiro de 2023 às 8:07 PMResponder

    Poxa, obrigado por esse ótimo projeto, ainda criando coragem pra fazer a montagem e os testes sonoros, pois o custo dos componentes são relativamente elevados.
    Estão de Parabéns.

    1. Antenna8 de janeiro de 2023 às 8:14 PMResponder

      Obrigado Fábio. Observe que os trsnsistores são faceis de se encontrar e os de saída podem ser substituídos pelos 2SC5200, que são baratos. Preste atenção no outro artigo sobre como reconhecer transistores falsificados. Boa sorte na sua montagem.

Deixe um comentário