Construa o Amplificador Superraiende MK-MCMLXV – Parte II

Usamos essa barra para facilitar a construção e o manuseio do protótipo e, sabemos, a interface entre ela e o dissipador principal apresenta uma resistência térmica Rt, que deverá ser considerada no cálculo do dissipador adequado. Vejamos qual seria seu valor aproximado.

Da referência https://www.thermal-engineering.org/pt-br/o-que-e-resistencia-termica-resistividade-termica-definicao/, temos que,

Nossa barra de alumínio tem 0,05m por 0,17m de área na superfície de contato (A), o que é 0,085m2, e a espessura da barra, L, de 0,006m. A constante de condutividade do alumínio (k) é de aproximadamente 237W.m-1.K-1 à temperatura ambiente (W. M. Haynes, ed. (2012–2013). CRC Handbook of Chemistry and Physics). Sabemos também que a barra de alumínio não é pura, e que a superfície de contato não é perfeitamente lisa, mas a aproximação será suficiente.

Substituindo os termos na equação acima, teremos

R t = 0,006/(237*0,085) ≈ 0,0003K/W

Um valor bastante pequeno, que poderá ser desconsiderado no circuito térmico de nosso conjunto dissipador. 

Agora, precisamos determinar qual será a máxima potência a ser dissipada pelos transistores de saída. Como o professor Álvaro Neiva mostrou, ela não ocorrerá quando a carga (alto-falante), estiver recebendo a máxima potência do amplificador em classe B, mas quando a fração de tensão entregue a ela corresponder a um máximo do produto entre a corrente e a tensão sobre os transistores de saída.

Se chamarmos tal fração de tensão de k (0 < k <1), teremos, para um sinal senoidal de frequência  f, dada a tensão sobre cada transistor de saída, na condição quiescente,  VCEQ, a corrente de coletor iC e a tensão entre coletor e emissor vCE, iguais a:

iC = k*(VCEQ/rL)*sen(2*π*f*t) e vCE = VCEQ*(1-k*sen(2*π*f*t))

2 comentários sobre “Construa o Amplificador Superraiende MK-MCMLXV – Parte II”

  1. Fabio8 de janeiro de 2023 às 8:07 PMResponder

    Poxa, obrigado por esse ótimo projeto, ainda criando coragem pra fazer a montagem e os testes sonoros, pois o custo dos componentes são relativamente elevados.
    Estão de Parabéns.

    1. Antenna8 de janeiro de 2023 às 8:14 PMResponder

      Obrigado Fábio. Observe que os trsnsistores são faceis de se encontrar e os de saída podem ser substituídos pelos 2SC5200, que são baratos. Preste atenção no outro artigo sobre como reconhecer transistores falsificados. Boa sorte na sua montagem.

Deixe um comentário