Construa o Amplificador “Superraiende” MK-MCMLXV – Parte I

Na página seguinte, a RCA fornece informações mais detalhadas sobre a performance dos protótipos. Vamos utilizá-las em nossa análise, posteriormente.

Como temos em nosso estoque os transistores originais, conforme as descrições dos Manuais da RCA, iremos usá-los nas etapas do par diferencial e do VAS. 

À saída, utilizaremos transistores mais modernos, bem como em seus drivers e no multiplicador de VBE. Apesar de mais novos, todos têm mais ou menos as mesmas especificações dos originais, à exceção da potência máxima admissível, que é maior, o que é bom.

Fizemos isso porque, nestes casos, os modelos originais são encapsulados em formatos menos amigáveis para o hobista e, no caso dos pré-drivers, por exemplo, nem se acham mais as micas e dissipadores apropriados para eles, com facilidade.

Para a saída utilizamos, no lugar dos BD550, os excelentes MJW21194 da ON, mas poderiam ser utilizados outros, como o MJL21194. O MJW tem a vantagem de ser mais compacto, o que simplifica a colocação na placa impressa que projetamos.

Os drivers são os conhecidos MJE15032, substituindo os BD550, e os pré-drivers podem ser os MJE340/MJE350, ou o par 2SB546/2D401, no lugar dos BUX67A/BUX66A.

Uma noite no CAD foi suficiente para termos um leiaute útil, que resultou na montagem da primeira página deste artigo.

3 comentários sobre “Construa o Amplificador “Superraiende” MK-MCMLXV – Parte I”

  1. Marcelo Campos16 de junho de 2022 às 10:42 PMResponder

    Se precisar tenho esse databook em .PDF da RCA

    1. Antenna16 de junho de 2022 às 11:24 PMResponder

      Obrigado, Xará! Esse já tenho aqui.

  2. Macedo29 de junho de 2022 às 3:47 PMResponder

    Fazer propaganda do site na lista do AudioTubes. Aliás, meu CM-5000 continua esperando uma hora para trocar os eletrolíticos e fazer revisão. Pensando em desativar o turnover e chave seletora de stereo/reverse/mono/r/l que é útil mas acrescenta fiação etc

Deixe um comentário