Confecção de placas impressas – Processo térmico

Inicialmente, deve ser feita a impressão da placa, após projeto no CAD, Corel etc.

Eu uso o Diptrace (www.diptrace.com), que considero muito simples de utilizar e tem funcionalidades muito boas pelo que custa. Ele tem uma versão gratuita, para quem quiser experimentar, com limitações. A versão paga mais simples é barata e serve para 99% dos casos dos hobistas. O Kicad (https://www.kicad.org/) é gratuito, e muito bom.

Quem não tiver uma impressora laser poderá imprimir o arquivo em PDF e levar em uma copiadora ou mesmo salvá-lo em um pendrive, para impressão.

Lembrem-se que as impressões devem ser espelhadas. No meu caso, quando peço a impressão da face de cobre, o Diptrace já a inverte. Este processo permite que façamos a impressão da face dos componentes, também, então, neste caso, o Diptrace não inverte, e aí temos que aplicar a função de inversão.

Configuração da impressão da face do cobre. Observe que ela já é gerada invertida. O papel é configurado para tipo comum e pesado.

Eu uso duas impressoras laser, e uma delas permite impressão colorida. Neste caso, deve ser selecionada a opção para impressão em preto, somente. O Diptrace permite impressão colorida, então, para a serigrafia dos componentes, se o leitor quiser gerar a impressão em outra cor, dá para fazer.

Obviamente, a escala de impressão deve ser de 100%, para que a placa tenha o tamanho real. Nos arquivos de placas que fornecemos em Antenna, elas já estão prontas invertidas e em tamanho real, bastando imprimir.

A configuração da impressão do lado dos componentes segue abaixo, para o Diptrace.

Deixe um comentário