Entretanto, eu já peguei transformadores em que os quatro fios eram todos da mesma cor e foram torcidos internamente, assim, o desconfiômetro acaba falhando.
E na prática como é que fica?
Na prática não sabemos onde começa nem onde termina cada enrolamento, pois não temos os “pontinhos” que aparecem no esquema. Se não tivermos a indicação das cores dos fios e de como devem ser ligados fornecida pelo fabricante do transformador teremos que ir pelo método da tentativa e erro.
E é aí que mora o perigo, porque a Lei de Murphy “garante” que iremos errar antes de acertar, a menos que usemos um truque.
Entra em cena a lâmpada série.
A solução é ligar de qualquer jeito e ver que bicho vai dar, mas tendo o cuidado de usar a boa e velha lâmpada em série, anjo da guarda do técnico precavido. Pode ser de 40 ou 60W.
Antes de prosseguir, vale lembrar que tem que ser lâmpada incandescente. Lâmpadas eletrônicas e de LED não servem.
Pode usar também lâmpadas dicroicas que são de filamento.
Se a ligação estiver correta a lâmpada ficará quase apagada e se estiver errada acenderá intensamente e aí é só fazer outra tentativa.
Veja na Figura 10, primeiro a ligação errada para o caso de colocarmos os enrolamentos em série, preparando o transformador para receber 220V. Observe que o voltímetro que está ligado ao secundário mostra apenas um pequeno valor de tensão próximo de zero volt e lâmpada acendeu com brilho total.