Como Ligar Um Transformador 110/220V sem Identificação dos Fios

Mas este não é o maior problema, como veremos a seguir.

Ligar duas bobinas em série ou em paralelo não é a mesma coisa que ligar dois resistores, precisamos saber o sentido dos enrolamentos.

Se você olhar a Figura 6, onde mostramos o desenho referente ao transformador de quatro fios, verá que existe um pontinho ao lado do terminal A1 e outro ao lado do terminal B1. Esses pontinhos não estão ali por acaso nem são um “cocô de mosca”, eles têm a finalidade de mostrar onde cada enrolamento começa.

E por que isto é importante?

Quando vamos ligar dois enrolamentos em série, por exemplo, temos que ligar o término de um enrolamento, no caso A2, ao início do outro (B1).

E se ligarmos A1 com B1 ou A2 com B2 para colocarmos os dois em série o que acontecerá?

O transformador vai esquentar (até queimar se insistirmos em mantê-lo ligado) e não irá aparecer tensão alguma no secundário.

Você saberia dizer por que?

A resposta é: os enrolamentos foram colocados em curto por inversão de fase porque a senoide está a subir numa ponta do enrolamento (A1, por exemplo) e a descer na outra (B2).

Podemos fazer uma simulação com baterias, como mostrado na Figura 9 para ajudar a entender o que acontece.


Figura 9

Agora repare que se ligarmos A1 com B2 estaremos colocando as a baterias em oposição e uma anulará a outra.

No transformador do exemplo a coisa até fica facilitada pela posição dos fios e embora tenhamos dois marrons em um enrolamento, o desconfiômetro nos diz que o fio marrom mais próximo do vermelho “deve” ser o final daquele enrolamento e o vermelho o final do enrolamento amarelo-vermelho.

Deixe um comentário