Como a McIntosh Sonorizou Woodstock

Propaganda de lançamento do MC3500

Fonte: https://www.hifiengine.com

E em 1974, quando o Grateful Dead apareceu no Cow Palace com – eu acredito que era o MC2300, amplificador estéreo, mas, novamente, construído na mesma arquitetura do MC3500, que era mono.

DB: Então, os amplificadores do show de Woodstock foram projetados para o mercado doméstico, mesmo que houvesse uma versão comercial disponível.

CR: Sim. No total, eram vinte dos MC3500s, localizados – acredite ou não – embaixo do palco, e todos sabemos que Woodstock no fim de semana se transformou em um show de lama, então havia muito o que fazer nos bastidores, primeiro para manter os amplificadores frios, devido à falta de fluxo de ar, e segundo, para mantê-los secos.

O interessante é que o sistema foi criado para ser, de certo modo, equivalente a dois sistemas de PA, porque a multidão era enorme. Eles tinham o que você chamaria de sistema para o palco da frente e, em seguida, outro sistema para enviar som para as costas da multidão. Os alto-falantes na frente estavam baixos, enquanto os alto-falantes traseiros estavam altos. E os amplificadores foram divididos de acordo. Mas a única coisa para a época – lembre-se, foi em 1969 – em vez de rodar o som mono, eles estavam misturando o som em estéreo. Portanto, o sistema não foi configurado para conduzir uma grande pilha de alto-falantes em formato monofônico.

Deixe um comentário