Como a McIntosh Sonorizou Woodstock

Dennis Burger: Vamos começar discutindo o óbvio, ou seja, a conexão entre McIntosh e Woodstock e como isso aconteceu.

Charlie Randall: Eu não tinha idade suficiente para estar em Woodstock, mas tenho conhecimento suficiente da história da empresa para entender o que aconteceu. Como você provavelmente sabe, a Hanley Sound foi a equipe que montou o sistema, e eles foram pioneiros em levar o que você consideraria equipamento de áudio normal e começar a produzir o que hoje definimos como som de concerto. Acredito que a primeira exposição da McIntosh em termos de realização de um grande evento foi o discurso inaugural de Lyndon B. Johnson em 1965.

DB: Espere, vamos fazer uma pausa. Eu acho que a conexão McIntosh / Woodstock é material de lenda no mundo do áudio neste momento, mas a coisa do LBJ é nova para mim. Como isso aconteceu?

CR: Na época, os locais de eventos estavam ficando muito maiores, e o Hanley Sound estava na vanguarda disso. Hanley é quem foi contratado para montá-lo, e logo depois de iniciarem o Hanley Sound, eles queriam os produtos McIntosh e foi isso que eles usaram.

Hanley conhecia a McIntosh – ela sabia mais sobre os componentes de áudio doméstico, que naquela época seriam como as peças do tipo MC30 e MC40, que realmente eram destinadas a som estéreo em casa. Mas Frank McIntosh, depois de estar nas forças armadas e manter-se próximo dos clubes de soldados, reconheceu que havia a necessidade de amplificadores maiores e melhores, especialmente nos dias de guerra em que eles enviavam artistas a diferentes países para divertir as tropas.

E então, se você avançar um pouco, sabemos como foi quando os Beatles chegaram à América em 1965: tudo o que você podia ouvir era a multidão gritando, porque a música era reproduzida no sistema de PA bem ao fundo.

Então foi isso que motivou o desejo de McIntosh de oferecer um amplificador melhor, e Hanley de querer produzir um som melhor. E ele queria ser basicamente um vendedor de franquia do produto McIntosh; no entanto, durante esse período, a empresa não lhes concederia a franquia, porque seria usada para rock and roll, e essa não é realmente a direção em que a empresa queria se posicionar.

Em 1968, tínhamos os amplificadores MI350 e MC3500 – que são iguais – mas o MI350 era mais conhecido como um item industrial e comercial, e o MC3500 era considerado um pouco menor, embora a topologia dos amplificadores fosse realmente a mesma.

Deixe um comentário