CHAPA QUENTE

– Acho que entendi, Carlito: Não fosse a placa aquecedora, o serviço seria praticamente impossível.

– Parecida com a chapa quente da padaria, apenas menor. Mas… Onde conseguir uma dessas, já que o Silvano não fabrica mais?

– Provavelmente da China. Atualmente com o comércio eletrônico e um pouco de sorte, não será difícil conseguir uma. Procure em um dos sites de eletrônicos por  “SMD Rework Station” . Provavelmente você ira achar  vários tipos, claro com preços distintos.

– Ou então no ML. Encontrei algumas, sem o controle de temperatura, claro, por menos de cem Reais. Creio que de 250 Watts.

– Então vamos lá… Qual a primeira providência? Evidentemente depois de retirar a  barra do televisor, antes que você venha com seus comentários!

– Acho que antes de qualquer coisa é preciso testar cada LED, para saber qual deles está avariado!

– Erro número um, Zé Maria. Os LED´s ficam em série e quando um deles “abriu o bico” provavelmente os outros já estão devendo.

– Opinião sua, Toninho. Nada contra a testar cada um deles e substituir aqueles que apresentam alguma discrepância de luminosidade ou de corrente.

– Então vamos continuar! Retirada a barra do TV e identificado o LED avariado, vamos  identificar o tipo de base da barra, ou seja, qual o tipo de superfície em que estão soldados; se é uma tira de alumínio, de cobre ou uma base de fibra ou fenolite.

– atualmente nenhum fabricante usa mais tiras de cobre, não é mesmo, Carlito?

– Custos, Toninho!  Mas vamos lá: o ajuste de temperatura da base aquecedora é muito importante. Para placas de fibra de vidro ou fenolite, a temperatura deve ser ajustada em  235 graus Célsius. No caso de tira de alumínio a temperatura deve ser fixada em torno de 300 graus Célsius.

– E como podemos ter certeza de que a temperatura é essa?

 – Usando a ponta de prova  para a medida de temperatura de seu multímetro, ora…

– Vejamos se estou certo: Ajusto a temperatura para 300 ºC, uma vez que esta régua é de alumínio. Confiro a temperatura com o termômetro do multímetro e depois coloco a régua  sobre a placa, tal e qual o pãozinho na manteiga, lá na padaria, correto?

– Isso, Toninho !

Deixe um comentário