Característica de Gravação*

No espaço a-b, a amplitude é mantida dentro de um valor conveniente e no espaço b-c, a curvatura da ondulação é mantida dentro de um valor facilmente acompanhável pela agulha reprodutora pois, sendo constante a velocidade, a curvatura também o é, pois a velocidade é proporcional à curvatura do sulco.

(Para os que gostam de matemática, prova-se que a velocidade é proporcional à curvatura porque 

v = dx/dt  = 2πfa.cos(2πft), onde x = a.sen (2πft)).

Na prática, a obtenção de uma característica do tipo “velocidade constante modificada” não apresenta dificuldades e pode ser obtida tanto a partir de uma cabeça de cristal como de uma magnética.

No caso da cabeça de cristal, é necessário que a tensão na cabeça se mantenha constante até a frequência de transição, caindo a uma razão de 6 dB por oitava daí em diante (Uma queda de 6 dB por oitava significa que a tensão cai à metade quando a frequência dobra).

Sendo a cabeça de cristal um elemento essencialmente capacitivo, tal queda de tensão é obtida com a simples inserção, em série com a cabeça, de uma resistência cujo valor seja igual à reatância capacitiva da cabeça à frequência de transição.

Então, a tensão efetiva aplicada ao cristal será:

EEF =  (E.Xc)/(R — jXc)

Acima da frequência de transição a componente Xc torna-se cada vez menos significativa como quantidade adicionada a R, que será quem controlará a corrente, mantendo-a constante, com o consequente decréscimo de amplitude, pois vimos mais atrás que, para a manutenção de uma amplitude constante, a corrente tem de crescer com a frequência. Abaixo da transição, Xc se torna cada vez mais significativa, controlando a corrente.

No caso da cabeça magnética, onde a amplitude do deslocamento da armadura é proporcional à corrente, a solução é manter a corrente constante até a frequência de transição e fazê-la decrescer a uma razão de 6dB por oitava daí em diante.

Sendo a cabeça magnética um elemento essencialmente indutivo, o decréscimo da corrente com o aumento de frequência se dá automaticamente, devido ao aumento da reatância indutiva da cabeça com o aumento de frequência.

Deixe um comentário