Característica de Gravação*

A quase totalidade dos discos gravados hoje em dia contêm pré-ênfase em maior ou menor grau. Essas alterações na resposta de gravação e de reprodução são facilmente obtidas com o auxílio de divisores de tensão seletivos à frequência, do tipo resistência-capacitância; será um elevador de altas para a gravação e um atenuador de altas para a reprodução.

O tipo mais simples de pré-ênfase é aquele onde, a partir de certa frequência para cima, o nível de gravação começa a subir à razão de 6dB por oitava. Como na característica de velocidade constante modificada as frequências altas são gravadas em velocidade constante, o que equivale a uma redução progressiva de amplitude à razão de 6dB por oitava, o acréscimo dado pela pré-ênfase faz a coisa retornar à condição de amplitude constante.

Uma característica deste tipo é a ilustrada na Fig. 10. A frequência na qual ocorre esta segunda transição varia segundo os fabricantes de discos.

Algumas companhias gravadoras tomam o cuidado de dar à pré-ênfase um valor menor que 6dB por oitava, caso em que a amplitude não se torna constante. Entre estas está a característica ffrr.

A principal razão de se evitar que a amplitude se torne constante nas frequências altas é que, mesmo antes que ocorra a impossibilidade de a agulha reprodutora seguir o contorno do sulco ondulado, outros malefícios ocorrem.

Um deles é aquele já falado aumento da distorção pela assimetria das paredes do sulco. Outro é a necessidade de se limitar a aceleração máxima imposta a agulha reprodutora, pois, quanto maior a aceleração, maior a força aplicada à agulha pelas paredes do sulco; esta força tem que ser mantida abaixo de um valor que possa causar deformação permanente do sulco.

O acréscimo de aceleração com a frequência é enorme, pois sendo a velocidade igual a 2πfa, a aceleração é igual a 2f2a.

Outro importante fator contra a pré-ênfase é o aumento da distorção por intermodulação. O mecanismo desse aumento é assaz interessante.

Suponhamos que gravemos simultaneamente duas frequências, de 5.000 e 5.100 ciclos, por exemplo, e que a gravação contenha o valor ínfimo de 1% de um tom de intermodulação de 100 ciclos. Se essa gravação for feita com uma pré-ênfase de, digamos, 34 dB em relação ao nível de 100 ciclos, as três frequências, 5 000, 5 100 e 100 ciclos serão aumentadas 34 dB.

Deixe um comentário