Capítulo  L –  Lembranças ou… O primeiro rádio nunca se esquece!

FIG 3 – O rádio Galena proposto no livro de Lunt & Wyman

O  empréstimo do livro foi renovado várias vezes,  até não ser mais possível fazê-lo, porém, poucos dias depois, meu pai me presenteou com um exemplar já usado do “Eletricidade ao alcance de todos”, adquirido em um “Sebo” da Avenida Marechal Floriano, que guardo até hoje .

O próximo passo seria a montagem de um receptor com uma válvula 30, um tríodo de aquecimento direto. Por mais que procurasse na caixa de sucata, não encontrei nenhuma válvula 30.

O projeto esbarava também na necessidade de uma bateria de 45 Volts, algo inalcançável naquela ocasião.

No entanto, com os conhecimentos adquiridos através das leituras em Antenna e algum material disponível na sucata, comecei a reparar os rádios da vizinhança.

A primeira “cobaia” foi um General Electric X-150, totalmente mudo. Segundo as orientações publicadas em diversos artigos de Antenna, deveria verificar a alimentação no estágio de saída, porém… Não havia qualquer tipo de voltímetro disponível. 

Uma lâmpada a Néon salvou a situação, indicando não haver tensão na placa do pêntodo de saída, devido a interrupção do primário do transformador de saída.

Feita a substituição do transformador e por precaução, do capacitor entre a placa e massa, o GE voltou a funcionar. O primeiro conserto tinha sido um sucesso!  

FIG 4 – Receptor GE  X-150

Pouco a pouco as coisas iam melhorando, e dentro em breve teria uma bancada de serviço para os consertos e novas experiências.

Deixe um comentário