Capacitores Em Fontes de Alimentação De Amplificadores de Áudio


A tabela acima mostra casos limites típicos de ESR para eletrolíticos novos, comuns. Para diversos valores e tensões de capacitores. Capacitores com ESR significativamente superior a eles provavelmente estarão ruins e devem ser substituídos ou não devem ser utilizados. Leve em consideração que o autor (Ref. 1)  utilizou as referências de seus próprios equipamentos de medição, e, então, uma consulta aos datasheets de capacitores e a seus fabricantes pode ser útil para se estabelecer juízo de valor em relação a isso.

Figura 3 – Tensão de ondulação, capacitor ESR normal e alto (Ref. 1)

Para demonstrar o quão deletérios para uma fonte podem ser capacitores submetidos a condições de trabalho extremas e/ou de baixa qualidade, usualmente com ESR altos, Rod Elliot (Ref. 1) fez a medição acima (figura 3), onde  mostra a forma de onda com um capacitor normal de 4.700 µF com uma ESR de cerca de 50mΩ em comparação com outro onde a ESR aumentou para 1Ω. A corrente de saída é de cerca de 150 mA e os picos na forma de onda verde indicam que o capacitor está com defeito.

Esse é um dos motivos de, ao recebermos para restauração ou manutenção equipamentos de áudio antigos e/ou dos quais não sabemos a procedência, efetuarmos a troca de seus capacitores de filtro e outros submetidos a altas temperaturas e/ou correntes. Retirar todos, medi-los e recolocar os eventualmente bons não compensa, e a experiência de anos de manutenção nos mostra que, na maior parte das vezes, estão mesmo ruins. Hoje, eletrolíticos do tipo são relativamente baratos.

Rod Elliot (Ref. 1), sugere valores de capacitores de filtro em relação à classe de amplificação. Obviamente, isso não é uma definição a ser seguida à risca, mas, se o hobista não quiser se dedicar a calcular e avaliar esses dados, é algo rápido, prático e que dará bons resultados. Ele leva em conta que a rede elétrica utilizada é a australiana (50Hz). Aqui, os valores podem ser um pouco menores, pois a rede é de 60Hz.

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