O local adequado para capacitores de “by-pass” de filme é na própria placa do amplificador e não junto aos capacitores eletrolíticos de filtro, mas nada impede a colocação deles em ambos os locais.
O que deve ser evitado é o uso de fios muito longos entre os capacitores principais e o restante do circuito de fonte e amplificador. Rod Elliot (Ref. 1) exemplifica mostrando que a indutância de um pedaço reto de fio no espaço livre é de aproximadamente 5-6nH por centímetro, e, portanto, se você tiver 10cm de fio entre os capacitores de filtro e o amplificador, você terá adicionado ≈55nH de indutância nos cabos de alimentação. Não é muito, mas pode fazer com que semicondutores de alta velocidade que estejam sendo utilizados oscilem. Para reduzir efeitos indesejáveis de indutância nesse tipo de fiação, pode-se torcer os fios de +V e -V juntos.
Um parâmetro importante de projeto, para fontes de alta potência, é a corrente de ondulação do capacitor. Ela é classificada em função da ondulação contínua máxima para que a expectativa de vida útil do capacitor seja alcançada, geralmente 2.000 horas, mas há capacitores com a classificação maior.
A classificação da corrente de ondulação é determinada em parte pela ESR (resistência equivalente em série) e pela temperatura operacional nominal máxima, normalmente 85°C ou 105°C, nos componentes disponíveis no mercado de varejo. Trabalhar com correntes de ondulação acima do especificado, caso as temperaturas sejam inferiores a esses limites, é possível, mas, lembrem-se, capacitores também envelhecem, e aumentam sua resistência em série equivalente (ESR) no processo.
Em um amplificador Classe B (AB), a ondulação máxima ocorrerá na saída máxima, e apenas ocasionalmente em regime musical normal, se ocorrer, assim eventuais excursões acima da corrente de ondulação máxima não afetarão significativamente a vida útil do capacitor.
Em um amplificador Classe A é diferente, e a ondulação está no máximo ou próxima do máximo sempre que o amplificador é ligado. Nestes casos se a corrente de ondulação estiver no máximo (ou próxima) para o componente, sua expectativa de vida será a nominal – normalmente 2.000 horas. Leve isso em conta quando do projeto de fontes do tipo e, neste caso, prefira vários capacitores em paralelo ao invés de um grande, com o benefício adicional de um custo menor.
Como exemplo, da Ref. 1, extraímos a tabela 1 a seguir, com valores de corrente de ondulação máxima em função da capacitância e tensão máxima de trabalho divulgados por um vendedor local, em Dólares australianos.