Os resultados, nada obstante terem sido de apenas uma unidade de cada componente, nos mostram o seguinte:
– não há, nesse nível de sinal, diferença significativa nos níveis de distorção dos capacitores e eles são praticamente idênticos à residual do sistema;
– apesar de não mostrados, todos apresentaram ruído abaixo de -105dBFS em toda a faixa de frequências, com curvas idênticas (na verdade, uma linha reta de 20Hz a 20kHz);
– da mesma forma, a distorção mais ruído ficou entre 0,0008% e 0,001%, praticamente idêntica para todos os capacitores medidos.
Elevamos os valores de sinal um pouco mais, até em torno de 1Vrms, e não houve diferença significativa, também.
Então, de uma forma geral, para o caso das distorções e ruídos apresentados:
Em filtros, particularmente nos passivos, que trabalhem com excursões de sinal significativas, nunca use capacitores eletrolíticos; é o caso típico de divisores de frequência de sonofletores. Polipropileno, principalmente pelo seu custo vis-à-vis suas características técnicas, é a opção indicada.
No caso de capacitores de acoplamento, se eles não levarem a constantes de tempo que sejam significativas para o sinal, podem ser utilizados eletrolíticos, mas sob as condições acima colocadas.
No caso de capacitores que definem frequências de corte em estágios de entrada de prés e amplificadores, utilize preferencialmente polipropileno.
Quando usados apenas para acoplamento de entrada (provavelmente 99% dos casos), os “cartuchões” de polipropileno, ou mesmo de outros materiais sofisticados, que vemos nos equipamentos “high-end” ou mesmo em montagens caseiras são apenas desperdício de espaço e dinheiro, neste aspecto, pois normalmente as marcas sofisticadas cobram muito caro por seus produtos.
Em um caso interessante, de meus projetos mesmo, sempre utilizo um capacitor de polipropileno de 4,7µF na entrada dos amplificadores que construo. Como, normalmente, a impedância de entrada é da ordem de 18kΩ, a frequência de corte seria de 1,88hz, aproximadamente, ou seja, para os níveis de sinal de entrada utilizados, um capacitor eletrolítico bipolar de uns 22µF, de boa marca, seria mais que suficiente, muito menor e muito mais barato. Passarei a utilizá-lo.
E ficamos por aqui. Saudações a todos.