Caixas Acústicas e Alto-Falantes

Enfim, as opções são tão diversas que os consumidores também se sentem confusos ou inseguros quando chegam nessa parte do sistema de Home-theater.

Além da quantidade de detalhes que vimos na parte dos receivers, quanto às conexões e modos de decodificação, surge agora outra profusão de detalhes e escolhas. As opções e possibilidades de combinação são tantas que embutem um trabalho considerável na escolha correta dos itens, sendo que, muitas vezes, o consumidor leigo precisa recorrer à ajuda de um profissional especialista na área.

Futuramente, iremos abordar diversos itens relacionados a caixas acústicas. Iremos ao final ter uma ideia básica de qual a solução deve ser utilizada para diferentes necessidades de qualidade sonora.

Exemplos do que abordaremos nos próximos meses são a escolha entre caixas do tipo “bookshelf” e caixas do tipo torre, quantas vias a caixa deve ter, que tipo de cross-over é adequado ou ao menos recomendado, qual o tipo de projeto de caixas a se considerar (caixas do tipo “bass reflex” – refletora de graves – ou em suspensão acústica, entre outros tipos), quais as vantagens das diversas tecnologias de alto-falantes existentes, o uso de bi-amplificação e bi-cabeamento, bem como sua diferença, o uso de caixas ativas, a necessidade de uso de subwoofers, o porquê dos subwoofers serem ativos (com amplificador embutido), qual o tamanho ideal de subwoofer para o seu sistema, o posicionamento adequado das caixas no sistema e o que são caixas dipolares e bipolares.

Iremos discutir itens como as caixas do tipo arandela (para embutir no forro de gesso), utilizadas cada vez mais por arquitetos para instalação no gesso.

Serão elas realmente uma boa solução para Home Theater e para áudio de qualidade ou são somente adequadas para som ambiente? E os sound-bars, realmente entregam o que prometem?

Além disso, falaremos sobre a interpretação das especificações das caixas acústicas e iremos descrever quais são as características técnicas adequadas para o bom desempenho de um sonofletor.

No próximo mês iniciaremos a discussão com mais detalhes. Até lá!

5 comentários sobre “Caixas Acústicas e Alto-Falantes”

  1. Albano16 de julho de 2021 às 8:17 PMResponder

    Que legal , acho que vou gostar muito, vou acompanhar obrigado.

  2. Fernando Kosin17 de julho de 2021 às 11:39 PMResponder

    Ótimo tópico, João! Vou acompanhar!
    Um abraço!

  3. alberto g s netto19 de julho de 2021 às 11:04 AMResponder

    Muito bom, vou acompanhar.

  4. ALEXANDR SUZARTE DA SILVA18 de junho de 2023 às 2:50 PMResponder

    COMPREI MUITOS ESQUEMAS NA ANTENA, E REVISTAS FICO FELIZ PELO SITE.

  5. Josemar Nunes Pinheiro10 de setembro de 2023 às 4:32 PMResponder

    Excelente matéria. Um assunto complexo e que deixa muitas dúvidas na hora da montagem de um sistema de som.

Deixe um comentário