6. Inspeção e Teste
Inspecionar e testar um dispositivo eletrônico é crucial para que ele atinja plenas condições de funcionamento após a conclusão da montagem. Algumas recomendações são as seguintes:
- Realizar testes ao longo de todo o processo de montagem, iniciando-se pela análise e medição dos componentes. Componentes identificados como fora de especificação, falsificados ou danificados devem ser trocados antes da montagem na PCI.
- Realizar uma inspeção visual criteriosa para identificar soldagens incorretas, inversão de polaridade de componentes etc.
- Utilizar equipamentos de teste calibrados e configurados corretamente para níveis de tensão, corrente etc.
- Definir os procedimentos de teste que sejam adequados ao tipo de montagem ou dispositivo. Testes feitos em um amplificador de potência para áudio podem não ser os mesmos a serem realizados em um receptor de rádio ou um divisor de frequências, por exemplo.

Conclusão
Ao longo deste artigo, abordei a importância de se realizar uma montagem eletrônica observando diversos aspectos de qualidade.
Seja qual for o circuito eletrônico tratado, do mais simples ao mais complexo, as recomendações mencionadas anteriormente são aplicáveis a todos no projeto, escolha de componentes, montagem, soldagem, posicionamento e ligação dos componentes, assim como a forma de medição, e têm importância capital para o sucesso do trabalho.
Adotar boas práticas no projeto e montagem de dispositivos eletrônicos é fundamental para minimizar erros e problemas, melhorando sobremaneira a qualidade do dispositivo montado, proporcionando não apenas seu funcionamento perfeito como também a satisfação do entusiasta da eletrônica.
Até a próxima!