
O hábito de ler e estudar livros e fichas técnicas de componentes eletrônicos antes de montar qualquer circuito é fundamental, pois dados como tensão de alimentação, corrente máxima, impedância, temperatura de operação etc, são determinantes para se escolher qual é o componente mais adequado para o circuito, ou até mesmo para definir quais outros poderiam substitui-lo caso ele não esteja disponível para aquisição, questão muito comum quando se trata da manutenção de circuitos antigos. Há bastante material de boa qualidade e gratuito para download na internet.
2. Características do Projeto
Um projeto feito com critério é o ponto de partida para se obter êxito. Caso ele apresente falhas no desenho do circuito ou na forma como os componentes ficarão dispostos na placa de circuito impresso (PCI), é natural que surjam problemas no funcionamento. Alguns pontos a serem observados para evitá-los:
- Utilizar softwares de simulação e análise de circuitos para identificar e corrigir problemas de projeto e evitar erros ou defeitos no circuito projetado, antes que seja construído.
- Especificar os componentes de forma correta, e adquiri-los com fornecedores confiáveis.