Logo, lembrando que todos os codecs utilizados apresentam perdas de qualidade por compressão e a conexão apresenta jitter acima das outras conexões, a conexão Bluetooth não é superior às conexões já avaliadas e discutidas.
Lembro que as soluções já discutidas para a redução de jitter podem ser utilizadas aqui também, logo a qualidade da implementação é parte significativa do resultado final.
Muitas vezes também, a culpa não é do Bluetooth em si, mas dos periféricos existentes como conversores DAC ou partes analógicas de baixa qualidade, como pré-amplificadores ou amplificadores e até mesmo alto-falantes, que fazem com que alguns produtos tenham qualidade sonora sofrível.
Cabe ao consumidor avaliar todas essas características, e em produtos que o permitem, como PCs e produtos mais sofisticados, verificar se o Bluetooth não está sendo utilizado com taxas muito baixas.
O codec aptX, que iniciou sua vida na área de áudio profissional, está se tornando o padrão em produtos de alta performance e a qualidade de uma conexão Bluetooth utilizando esse codec é bastante superior ao padrão SBC.
Enfim, antes de comprar qualquer produto com Bluetooth, se informe sobre o codec e as taxas de transmissão de dados (se estas informações estiverem disponíveis), se elas podem ser alteradas facilmente, ouça o produto e então decida.
Finalizando, uma dica importante
Uma recomendação prática para extrair melhor qualidade da conexão Bluetooth é não utilizar o produto portátil que está enviando sinal como controle de volume, se o produto que receptor tem essa mesma função, assim como não equalizar o sinal no transmissor e sim no receptor, se existe essa possibilidade.
Em resumo, todas as tarefas de controle de volume e tonalidade devem ser feitas, se possível, no receptor e não no transmissor. O transmissor deve ser mantido com o volume no máximo e com a equalização plana.
Com isso, uma qualidade final superior pode ser obtida e eventualmente alguns problemas de operação que afetam a qualidade, como deixar o volume muito baixo no transmissor e ter de aumentá-lo demais no receptor, que degradam bastante a qualidade do sinal, podem ser evitadas.