Ela foi criada pela empresa de telecomunicações Ericsson em 1994, como alternativa às comunicações seriais por fio, bem comuns até a década passada nos PC´s (lembra-se da porta serial RS-232?).
Da mesma forma já discutida quando falamos do HDMI, a tecnologia Bluetooth também é gerenciada por uma organização. Nesse caso ela é a Bluetooth SIG (Special Interest Group – Grupo de Interesse Especial), que foi criada em 1998. O SIG supervisiona o desenvolvimento da especificação e gerencia o programa de qualificação de produtos. Para ser vendido como um equipamento Bluetooth, o produto precisa ser avaliado e aprovado pelas regras criadas pelo SIG.
A tecnologia Bluetooth usa a tecnologia de Spread Spectrum (espectro de frequências espalhado), que divide os dados a serem transmitidos em pedaços e transmite-os em até 79 frequências diferentes separadas em espaços de 1 MHz, dentro da faixa de 2402 a 2480 MHz. A tecnologia de Spread Spectrum faz com que a transmissão seja muito mais imune a ruídos do que uma transmissão normal. A frequência de 2.4 GHz é usada por vários produtos e também pelo Bluetooth, pois é uma frequência livre (não necessita de licenciamento), chamada de ISM (de Industrial, Scientific and Medical- uso Industrial, Científico e Médico).
Como todas as conexões digitais modernas, o Bluetooth é um protocolo baseado na transmissão de pacotes. Possui uma estrutura de mestre-escravo, onde um mestre pode se comunicar com até sete escravos em uma rede; o relógio (clock) do mestre é utilizado em todos os produtos conectados. A conexão é segura, e o protocolo foi feito originalmente para ser um protocolo de transmissão de sinais a baixa velocidade. Atualmente, o Bluetooth evoluiu bastante, aumento usa velocidade e capacidades e está na versão 5.3.
A versão 5 suporta taxa de dados de até 50 Mbits/segundo e tem um alcance de até 100 metros, (exceto na versão de baixa potência, onde o alcance máximo é de 10m) e inclui três modos de operação em sua especificação: Classic Bluetooth, Bluetooth High Speed e Bluetooth Low Energy. A versão High Speed é baseada em Wi-Fi e somente o controle é efetuado pelo Bluetooth e a versão de baixa energia tem alcance e capacidades limitados em função da necessidade de economia de energia. Já a versão Bluetooth Classic consiste dos protocolos tradicionais já existentes.
Audio via Bluetooth
O protocolo de streaming de áudio em Bluetooth é o chamado A2DP (Advanced Audio Distribution Profile), capaz de realizar a transferência de um sinal de áudio em dois canais estéreo, com banda disponível de 768 Kbps.