Áudio – Entradas e Saídas Balanceadas

Em áudio, o problema mais antigo é o ruído (Hum) captado da rede elétrica e da iluminação, porém o ruído eletromagnético do celular e dos produtos digitais também tem causado muita interferência e a tendência futura é de que isto aumente com a evolução tecnológica. 

A conexão balanceada usa duas linhas de sinal em oposição de fase e uma linha de terra para fazer a conexão entre os equipamentos. Quando não há ruído, os sinais recebidos são exatamente iguais, mas estão em oposição de fase (quando um sinal está positivo, o outro está negativo e vice-versa).

Na prática, como há muito ruído elétrico no ar, este acaba sendo captado pelo cabo. O ruído induz a interferência de forma igual em ambos os condutores. Do lado receptor, é feita a diferença entre os dois sinais e o sinal desejado tem sua amplitude dobrada, enquanto que o ruído é cancelado, pois é igual em ambas as linhas de sinal.

Esta capacidade de eliminação do ruído é bastante importante no ambiente profissional, onde há sinais de baixa amplitude como os de microfone (cujos valores são muito pequenos) e as extensões de cabo são bastante longas. Sinais de pequena amplitude transmitidos por cabos muito longos são a causa do problema que levou ao desenvolvimento de conexões balanceadas no mundo profissional.

No ambiente doméstico, as conexões entre equipamentos são usualmente realizadas em nível de linha (com tensões ao redor de 1 a 2V) e as extensões de cabo são curtas. Em pequenos comprimentos de cabo e com sinais relativamente elevados como os citados, a indução de ruído é menor, de forma que o ruído nesse caso quase não é captado. Logo, só veremos entradas balanceadas em algumas fontes de sinal, nos pré-amplificadores e em amplificadores de potência.

Levando em conta que as fontes digitais hoje em dia podem fornecer até 2VRMS, e as extensões cobertas são curtas, o uso de conexões balanceadas em ambiente residencial pode ser considerado uma sofisticação desnecessária.

Na realidade, como o pré-amplificador controla o volume e geralmente gera em sua saída níveis pequenos para excitar o amplificador de potência, o melhor benefício do uso de conexões balanceadas pode ser encontrado nesta conexão entre pré-amplificadores e amplificadores de potência.

Curiosamente, níveis de sinal baixos podem ser encontrados nas conexões de toca-discos e na saída de pré-amplificadores de cápsulas magnéticas, mas entradas balanceadas são muito pouco vistas nesse tipo de conexão.