Os graves têm de ser uniformes, independente de serem mais baixos ou mais altos em frequência. Se houver tendência de reforço em graves mais baixos e ausência de graves mais altos, pode haver uma região de frequências na transição do subwoofer para o sistema de caixas que precisa ser mais bem ajustada através do controle de cross-over do subwoofer.
Se mesmo assim isso não se resolver, pode haver um problema de casamento entre as caixas e o subwoofer, que precisa ser mais bem trabalhado.
Verifique o desempenho da caixa nos quesitos de imagem musical e espaço sonoro criado. Um certo vocal deve vir de uma posição precisa à frente do ouvinte, assim como um certo instrumento deve ser ouvido sempre na mesma posição. Perceber isso requer um pouco de treino e também que se ouça sempre o mesmo conjunto pré-determinado de músicas.
Deve-se avaliar como a caixa se comporta em volumes baixos e em volumes altos. A caixa deve reproduzir sons elevados sem compressão, e deve apresentar resolução de detalhes em passagens mais baixas. É importante notar que, neste caso, a eletrônica deve permitir que possamos obter esse resultado e para isso ela precisa exibir resolução e potência elétrica suficientes para tal avaliação.
Se você estiver avaliando caixas de home theater, preste muita atenção nos vocais reproduzidos pelas caixas centrais. Afinal, essa caixa tem que reproduzir muito bem as vozes, de forma clara, natural e aberta, sem colorações, pois essa será a função dela num sistema de home-theater. Use para essa avaliação filmes e telejornais.
Já caixas surround possuem exigências menores, dado que irão reproduzir, em sua maioria, efeitos especiais e não precisam ter toda a precisão dos canais frontais.
Preste atenção, nos canais surround, na dispersão sonora entre caixas e entre os diversos conceitos de caixa, como já abordamos em coluna passada. Nesse caso, filmes com efeitos especiais em profusão são recomendados.
Por fim, lembre-se de que as avaliações deste tipo terão componentes subjetivas, o que requer bastante treino e atenção para que a audição crítica seja produtiva.
Procurar abstrair informações como marca, fabricante e preço é importante, pois não necessariamente caixas mais caras ou de fabricantes mais famosos serão as mais adequadas para as necessidades de audição de todos os ouvintes.