Audição Crítica de Caixas Acústicas

O grave correto tem de ser potente, impactante, rápido, seco (ou seja, a caixa não deve entrar em ressonância) e musical. Há produtos que atendem a todos esses requisitos e tocam muito bem na faixa de graves, enquanto a maioria não se enquadra. Fuja destes últimos.

Já na faixa dos tons médios, o maior problema é a coloração e a falta de abertura nas frequências. Coloração é a introdução de artefatos sonoros que não estão presentes no programa musical. No caso de um vocal, ela faz com que este se torne pouco natural, independente do cantor ou do programa sendo reproduzido.

O vocal tem de se mostrar claro, aberto e próximo ao ouvinte. Por abertura entende-se que o programa musical “salta à frente”, indicando uma maior sensação de envolvimento, como se o cantor estivesse cantando mais próximo ao ouvinte e não tanto ao fundo.

Boas caixas irão fazer com que o vocal esteja muito presente no ambiente, seja bem claro e límpido. Para se concluir se uma caixa é boa em médios, procure ouvir gravações com cantores masculinos e femininos de forma alternada, em passagens onde há bastante predominância vocal.

Já na faixa dos agudos, o maior problema é a distorção, provocada por “drivers” de baixa qualidade, que fazem o som agudo ser ardido e pouco natural. O som de instrumentos com conteúdo em alta frequência se torna árido e pouco musical, assim como os tons mais agudos do vocal.

Os agudos têm de ser naturais e presentes, não podendo estar abafados ou ausentes e nem se destacando excessivamente do restante do espectro musical durante o programa musical.

O casamento dos graves, médios e agudos tem de ser natural, e isso se chama de balanço tonal. Ou seja, programas têm de ser reproduzidos sem ênfase ou atenuação de qualquer parte do espectro de frequências. Logicamente, devemos, neste caso, levar em consideração que caixas pequenas não irão fornecer graves de impacto e talvez necessitem ser auxiliadas por um bom subwoofer para serem razoáveis.

Observe, principalmente, notas produzidas por piano, pois este instrumento produz tons graves, médios e agudos que devem ter intensidade uniforme, indicando bom balanço tonal.

No caso do uso de subwoofers, verifique como os graves produzidos por eles se integram ao som produzido pelas caixas do sistema.

Deixe um comentário