Atualmente temos diversas emissoras, fora do Brasil, utilizando o padrão de transmissão DRM (Digital Radio Mondiale), que é aberto, sendo que o HDRadio está circunscrito aos EUA e México, praticamente, e utiliza protocolos proprietários.
Mais informações sobre o padrão DRM, que está em experiência no Brasil, podem ser obtidas em:
https://www.drm-brasil.org/content/o-que-é-rádio-digital
Intencionalmente, as mídias foram listadas na sequência de seu surgimento no mercado, sendo que o primeiro produto digital de consumo foi o CD player, que já está fazendo 30 anos. A cada dia surgem novidades no segmento, como novos protocolos de transmissão ou de armazenamento e compartilhamento.
Na realidade, nenhuma área do áudio tem apresentado evolução tecnológica mais veloz do que a digital. Nós vivemos nos últimos anos uma revolução na forma como acessamos, armazenamos e reproduzimos o conteúdo musical que foi gravado em forma digital.
O que era usual há alguns anos caiu rapidamente em desuso, como o armazenamento ótico de música em discos CD e DVD, que eram comprados em loja ou pela Internet, mas sempre em mídia física. Essas mídias foram rapidamente substituídas pelo armazenamento em discos rígidos e outras formas de memória não volátil, como memórias flash, do tipo usado em cartões SD, pen drives e, mais recentemente, em discos rígidos de estado sólido, os SSD´s.
Os discos foram substituídos pelos downloads de música pela Internet, em função do aumento da velocidade de acesso e dos novos algoritmos de compressão, como o famoso MP3. Atualmente, mesmo os downloads de música estão sendo substituídos pelo “streaming” de músicas, sem a necessidade de se guardar o conteúdo localmente.
É um cenário que mudou em um tempo muito curto, estimado pelo autor, inicialmente, em 30 anos, porém fortemente acelerado na última década. A popularização do MP3 fez com que o uso de discos ópticos caísse rapidamente nos últimos 10 anos, e agora o mesmo acontece com o streaming, que fez com que muita gente deixasse de utilizar os downloads de música e a consumisse dessa forma.
A última tendência em áudio digital é a reprodução em alta resolução. Produtos estão surgindo rapidamente com a capacidade de reprodução nesses formatos. Quais as vantagens do áudio em alta resolução, como é a percepção de melhoria de qualidade para o usuário médio e dúvidas similares a estas será abordado nessa nova série de artigos que se inicia hoje.