O leitor, quando estiver avaliando um receiver ou processador, deve verificar quantas entradas HDMI o produto possui e qual a revisão da interface (o que será tratado adiante).
A interface deve possuir a revisão mais recente possível. E para compatibilidade, pode ser interessante ter entradas CVBS, se houver necessidade de usar aparelhos vintage ou com saídas de baixa resolução. As entradas Vídeo-Componente podem ser usadas para conectar aparelhos relativamente recentes que não possuem saída HDMI ou como entradas auxiliares, quando a quantidade de entradas HDMI não é suficiente. Pena que a maioria dos produtos limite sua resolução a 1080i.
Quanto ao sinal de áudio, vimos que as conexões CVBS, S-Vídeo e Vídeo-componente o trafegam separadamente do sinal de vídeo em todo o trajeto entre os equipamentos, com uma conexão totalmente separada que, usualmente, está em linha nos painéis traseiros dos receivers com a respectiva entrada de vídeo.
São as conhecidas entradas analógicas utilizando os conectores RCA nas cores branco e vermelho.
Essas entradas, geralmente, têm as mesmas características de uma entrada de áudio comum, mas eventualmente podem surgir diferenças de sensibilidade e/ou resposta em frequência.
Os receivers possuem entradas de áudio digitais dos tipos S/PDIF e Toslink, que podem ser programadas para substituir as conexões tradicionais analógicas que acompanham as entradas de vídeo.
O áudio via HDMI
No protocolo HDMI, todos os produtos devem suportar áudio no formato estéreo PCM sem compressão. Todos os outros formatos são opcionais e suporta-se até 8 canais de áudio não comprimido em até 24 bits e 192 kHz, com até 32 canais de retorno de áudio com a especificação eARC (especificação 2.1).
O canal de retorno de áudio foi introduzido na especificação 1.4, e ele se refere ao sinal que pode trafegar em sentido contrário ao tradicional, como por exemplo, da televisão para o receiver, utilizando o mesmo cabo HDMI que faz a conexão do receiver para a televisão.
Uma utilidade para esse recurso é, quando a televisão recebe o sinal digital através de seu sintonizador pela conexão de antena, decodificar o sinal ISDB e enviar o sinal de áudio ao receiver para processamento e amplificação.
Conforme citamos, o HDMI também suporta os formatos comprimidos, como o Dolby Digital e DTS. A partir da versão 1.3, o HDMI foi adicionando suporte aos formatos DTS Master, DTS:X, Dolby TrueHD, Dolby Atmos etc.