A situação atual e o futuro
Abaixo segue uma tabela com o resumo das funcionalidades e capacidades incorporadas ao padrão HDMI, desde seu lançamento:
Fonte: https://www.tripplite.com/products/hdmi-cable-types
A versão 1.4 proporcionou um aumento significativo de funcionalidades e de performance, nela ocorreu o aumento a resolução máxima possível para 4K (Ultra HD) a até 30 Hz de taxa de quadros, adicionou-se o HEC (Ethernet Channel), que permite a conexão de rede de 100 Mbit/s entre dois produtos, de forma que eles podem compartilhar uma conexão à Internet, introduziu-se o Audio Return Channel (ARC), o 3D transmitido em HDMI, e um novo conector Micro HDMI para equipamentos portáteis.
Há também a extensão do padrão para a área automotiva, através de uma conexão destinada a estes sistemas. O HDMI 1.4 suporta vários formatos 3D. Já o HDMI 1.4a é uma revisão da revisão 1.4 que adicionou mais dois formatos 3D. A HDMI 1.4b, de outubro de 2011 é a versão a partir da qual disponibilizou-se o suporte a 1080p vídeo com taxa de quadros em 120 Hz.
A partir da versão 2.0, a principal melhoria foi o aumento da banda, de 18 Gbit/s, permitindo o suporte à resolução de 4K (Ultra HD) com até 60 quadros por segundo. Outros recursos importantes incluem melhoria da capacidade em formatos 3D, suporte para mais de oito canais de áudio, suporte a mais padrões de codificação de áudio e funções adicionais de controle (CEC), ou seja, o HDMI 2.0 (e posteriores) é voltado para a televisão digital em Ultra HD.
Em resumo, isso nos remete à época em que os PCs ficavam obsoletos em poucos meses, em função da velocidade de evolução da tecnologia. Seus equipamentos, que possuem versões antigas de HDMI funcionarão para os recursos e resoluções básicos, mas não terão as funcionalidades dos novos recursos.
Em outras palavras, se você adota cedo as novas tecnologias disponíveis, e precisa dos novos recursos das versões recentes, trate de trocar todos os seus equipamentos não compatíveis, mas, se você utiliza o básico, como descrito acima, não se preocupe, pois as funcionalidades das versões HDMI mais antigas bastam.