Portanto, quando se trata de conexões digitais entre equipamentos, procure comprar o melhor cabo possível, seja este coaxial ou óptico. Cabos ópticos têm uma grande variação na composição do material de seu elemento fotocondutor, que pode ser feito de plástico barato ou até de quartzo, em versões mais caras. Além disso, eles não devem ser dobrados fortemente, pois podem atenuar o sinal e mesmo interromper a condução do sinal por completo.
Cabos coaxiais baratos, por sua vez, podem não blindar o sinal adequadamente, deixando as interferências se misturarem ao sinal digital, e com isso gerar problemas de qualidade na reprodução após a decodificação feita em seu processador de sinal ou receiver.
O cabo de áudio RCA, utilizado para as conexões comuns de sinal de áudio, definitivamente não serve para essa função.
Voltando agora ao Toslink e seu problema de jitter, há artigos relatando piora do jitter quando se utiliza a interconexão óptica.
Vou tentar explicar de forma simples o que é o jitter e qual sua importância na comunicação digital S/PDIF. O jitter é uma variação de frequência da base de tempo utilizada como referência em um sistema digital.
Por exemplo, seu PC tem uma frequência de clock da ordem de 2 a 3 GHz, que possui uma variação intrínseca ao redor do valor fundamental, que é o jitter.
O que torna crítica a questão do jitter na interconexão S/PDIF é que o sinal transmitido não possui uma referência de tempo enviada junto com o sinal de áudio. Para a correta demodulação do sinal digital, essa referência de tempo necessita ser extraída do sinal de áudio.
Se há degradação do sinal enviado, a referência de tempo pode variar mais que o normal em relação ao valor nominal. Essa variação é o jitter do sinal de clock extraído do sinal de áudio transmitido.
As causas do jitter do Toslink são a distorção durante a modulação e posterior demodulação do sinal e a própria fibra óptica utilizada para transmitir o sinal. Essa degradação na recuperação da base de tempo irá afetar a conversão digital-analógica, reduzindo a qualidade do sinal convertido.